domingo, 14 de agosto de 2016

China pede aliança com a Rússia para uma nova ordem mundial

Presidente da China, Xi Jinping, propõe à Rússia, a criação de uma nova aliança para contrariar os desejos imperialistas do Ocidente. - 14.08.2016


Em um relatório divulgado neste domingo pela agência de notícias russa Sputnik News, o presidente chinês procura luz verde do seu homólogo russo, Vladimir Putin, para criar uma coalizão anti-imperialista contra Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN).

Citando o discurso no 1º de julho de Xi, para marcar o 95º aniversário da formação do Partido Comunista Chinês, o relatório destaca a forte oposição da China para a política agressiva dos EUA e da Europa na região.

Portanto, de acordo com analistas, consideram os mencionados no relatório, o "discurso inflamado" o chefe do governo de Pequim afirma que a aliança militar entre a China e a Rússia iria deter o avanço imperialista na região.

A este respeito, a nota lembra que o discurso vem num momento em que Pequim e Moscou estão em situação vulnerável devido à agressiva política externa dos EUA

Esta política, continua ele, levou a uma série de exercícios militares perto das fronteiras dos dois países e a implantação de sistemas de mísseis dos EUA para limitar a capacidade dos países para defender-se em caso de um possível conflito.

Citando uma outra parte do discurso do presidente chinês, onde ele diz que "o mundo está à beira de uma mudança radical (...) tudo termina para dar lugar a uma nova ordem mundial", o relatório também destaca vigilância doméstica da China para os supostos "agentes do Ocidente" no que diz respeito a intervenções estrangeiras em disputas territoriais na região.

Enquanto isso, ele se refere à posição do presidente russo Vladimir Putin e seu grande interesse no desenvolvimento da cooperação militar e econômica com a China. Para o chefe do Governo russo, destaca as relações russo-chinesas com "uma aliança estratégica global".

tas/CTL/RBA

Fonte: http://www.hispantv.com/noticias/china/284838/china-cambiar-orden-mundial-alianza-rusia

Um comentário:

  1. Suas informações são preciosas. Estarei, de forma direta acessando seu blog.

    ResponderExcluir